Segundo registros históricos os egípicios foram os primeiros a fazer da luva um acessório. Eles utilizavam as luvas na construção e na lavoura, por volta de 1500 a.C.,.
“Na tumba do rei Tutancâmon, arqueólogos recuperaram um par de macias luvas de linho, embrulhado por camadas de tecidos, e uma luva avulsa, em tapeçaria, feita com linhas coloridas. Os cordões em volta dos punhos das luvas indicavam que eram amarradas no pulso.”
A luva comumente é usada para proteger do frio, proteger a mão de ferimentos, para a prática de diversos esportes, e como acessório de moda, especialmente feminino.
Por volta de 1920 as luvas surgem nos Estados Unidos e são popularizadas na Grã-Bretanha por Henry Cotton. A luva surgiu nesta época para praticas do Golf, sua forma fina permitia a sensibilidade das mãos durante os movimentos para o esporte.
Na década de 30 Jean Patou e a italiana Schiaparelli são nomes de destaque, responsáveis por um pequeno alongamento da saias (agora, elas cobrem totalmente os joelhos) e pela criação dos vestidos colados ao corpo graças ao cinema, classes sociais não dispensam o uso de luvas e carteiras. Até mesmo as roupas íntimas aderem ao requinte: Mulheres de alto poder aquisitivo usam combinações em crepe da china.
A constante difusão das novas propostas através da imprensa no inicio do século 20 coloca a elegância ao alcance de um público mais numeroso. As mulheres imitam, copiam, adaptam e começam a se deixar fascinar pelo brilho das estrelas de Hollywood que invade as telas. O uso das luvas torna –se mais comum e elegante, vários estilistas adaptam o estilo das luvas as estrelas tornando o acessório popular.
A tendência “retrô” virou moda, inspirou e continua inspirando estilistas e criadores nas coleções das últimas temporadas. Desde os anos 2000, especialistas de moda utilizam esta palavra para definir o que se vê nas Fashion Week de Nova York, Paris, Milão e até por aqui, no Brasil. Importado do latim, “retro” remete ao passado e ganha a definição de renovar pelo dicionário francês. No meio fashion, é utilizado para descrever as produções que, a cada temporada, baseiam-se em décadas passadas, reinventando novos modelitos de tendência. E com as luvas não é diferente sejam longas curtas, de lã ou couro coloridas ou não elas dão um toque de classe e ousadia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário