sexta-feira, 8 de junho de 2007

História da CAMISETA (T-Shirt)

Assim como a calça jeans, a camiseta é uma peça de roupa indispensável na vida de quase todo mundo em qualquer lugar do planeta. E isso vale para pessoas de todas as idades. Sem falar do preço acessível, o que a torna ainda mais democrática até do que o próprio jeans fazendo com que todo mundo possa usa-la. Mas de onde a camiseta veio, quando surgiu e como foi que ela se tornou assim tão popular?


Quando a industrialização têxtil no Brasil deu seus primeiros passos, em meados do século 19, acontecia na mesma época a Revolução Industrial. Sendo instaladas fábricas nos Estados da Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro, com destaque para as de algodão, já dando o ponto a pé inicial na produção de tecidos.


Na antiguidade os Romanos usavam uma túnica dupla, chamada CAMISIA, que é a ancestral das nossas camisetas que eram sempre brancas, feita de linho. O interessante é que sempre eram usadas por baixo da túnica, como protetor térmico, evitando assim, o frio e a transpiração nos dias de calor. Já no Século 4: A Camisia continuava a ser usada por baixo das peças em constantinopla. Os tecidos das peças superiores eram muito valiosos, bordados com ouro e prata, daí a explicação para usar as camisias como roupa de baixo para evitar que as elas sujassem.


Até inicio do século 20 – A camiseta ainda restrita à europa, é usada somente como roupa de baixo fazendo com que os americanos morrendo de calor com seus uniformes de lã, copiassem a novidade levando a idéia para os EUA. O Desingn em formato de” T ” leva a peça a ficar conhecida como T-Shirt, em inglês


EM 1516 – O italiano Michelangelo termina uma estatua: O escravo Moribundo, que retrata um homem vestido com apenas uma peça de roupa, bem diferente das usadas na época: Uma camisa regata.
Apesar da ousadia, a moda não pegou.


No século 19 – As roupas de crianças começam a tomar forma de criança porque até então era apenas reproduções das peças dos adultos em miniatura. A CAMISIA era a única vestimenta até os 5 ou 6 anos. Era usada também para batizar crianças.


Em 1951 – Marlon Brando aparece de camiseta no filme um Bonde Chamado Desejo. A peça é o destaque perfeito para os músculos do ator. A partir dessa época, a camiseta sem camisa por cima, passa a fazer parte da indumentária das pessoas também na vida civil. Na trilha aberta por Brando, em 55, James Dean aparece de camiseta em Juventude transviada. A camiseta vira sinônimo de rebeldia e contestação.


Nos anos 60 na esteira do movimento anti-guerra e a favor da liberdade, a camiseta veste as cores psicodélicas dos hippes e passa a trazer mensagens pacifistas, na linha de “ Faça amor, não faça guerra!” Motivando mulheres a usar a peça, que se torna unissex. O que gera o movimento feminista que fez surgir a queima de sutiãs em praça publica.


Anos 70 a moda unisex indicava uma idéia de liberdade, deixando a peça extremamente confortável tornando a camiseta mais forte no mercado


Anos 80 a T-Shirt eram supercoloridas e podiam se comunicar através de desenhos, palavras e frases de efeito


Nos anos 90 a camiseta ajudou ate a derrubar um presidente Brasileiro/ Atualmente a camiseta é um item fashion / feita para revelar um estilo/ uma atitude.


Aí estão algumas dicas para usar as camisetas de uma forma única e pessoal;
Se você é clássica, use uma branca com uma c alça ou saia preta. Coloque um colar de pérolas e uma flor, como a própria Chanel. Mas se a idéia é ser rebelde, use uma rasgada, furada, com as mangas cortadas, junte um jeans detonado e o estilo punk-rock está pronto. Mas o seu jeito é romântico? Que tal uma cor de rosa, customizada com laços de fita, acompanhando uma saia floral? Aliás, a palavra-chave atual para a camiseta básica de todo dia é customização, aquela interferência pessoal que deixa qualquer roupa com uma cara única.

Nenhum comentário: